Dedicação, atendimento personalizado

e aconselhamento técnico.

Contacte-nos

Orgulho da nossa história

A empresa José Albano foi fundada em 1913 na Rua do Comércio nº 112 a 116, em Paranhos da Beira, concelho de Seia, Distrito da Guarda. Três anos antes da sua fundação, assinalava-se a implantação da república e, um ano depois, iniciava a 1ª guerra mundial. Os tempos eram conturbados, mas na pequena aldeia – agora Vila –  de Paranhos da Beira a vida seguia o seu ritmo.

O seu fundador Albano Martins de Figueiredo geriu o negócio familiar até ao seu falecimento. O seu filho herdeiro José Albano Antunes Figueiredo pegou na gestão do negócio. Mais tarde, no dia 28 de Dezembro de 1987, criou uma sociedade por quotas, JAAF Lda, constituída por si, seus três filhos herdeiros, e convidando ainda os dois colaboradores mais antigos – Aurélio Gomes e Joaquim Seabra- a aderirem à sociedade.

fundador José Albano

Fundador José Albano

Fachada da Loja

A empresa e as suas atividades

A empresa era constituída por uma loja de traça antiga, com mobiliário e estantaria de madeira, e um pequeno armazém de ferro, em terra batida, com uma balança pendurada no teto para o peso do ferro, preservada até hoje. A sua atividade inicial incluía a venda de vários produtos relacionados com drogaria, ferramentas, ferro e ferragens, mas também mercearia. Com a mudança dos tempos e o surgimento de novos negócios locais, a mercearia deixou de constar do catálogo de produtos.

Porta loja

Em 1988 realizam-se obras de remodelação e parte do seu mobiliário e estantaria antiga foi substituída por mobiliário mais moderno, mantendo-se uma porta com vitral que é hoje o seu ex-libris. Foi construído um novo armazém com 700m2, atualmente situado na mesma vila, a cerca de 800m da loja comercial, na Estrada Nacional 231, km 33. A entrega ao domicílio era feita com uma velha Bedford amarela. O primeiro armazém junto à loja foi transformado num local de exposição de vários produtos, lá permanecendo a balança de pesar o ferro como memória daquele espaço.

Carrinha entregas

Primeiro logótipo

Uma empresa do Porto serviu de inspiração para a adoção da águia e da barra de ferro como imagem do negócio. Não há explicação em particular para o uso desta imagem, apenas uma identificação com a mensagem robusta e forte, que na verdade se mantém até hoje. Muitas das empresas congéneres mais antigas acabaram por encerrar, mantendo-se a José Albano de pedra e cal com o olhar no futuro.

empresa José Albano

Sinalética antiga

Primeiro centenário

Em 2013 assinalou-se o seu 1º centenário. O cenário nacional era de crise económica, mas a boa gestão da empresa, assim como o afinco de todos os seus colaboradores e confiança dos clientes fez com que se ultrapassasse este período menos positivo para a economia portuguesa (e não só). Havia, por isso, motivos para celebrar o centenário da empresa,  editando calendários comemorativos para oferecer aos clientes e reforçando, assim, a nossa relação com eles. Nos bons e menos bons momentos.

Calendário

2020

Com a renovação da imagem e logótipo e criação do seu site online inicia-se uma nova era na José Albano. A porta com vitral assume um papel importante nesta renovação da imagem, permanecendo como memória e prova da antiguidade e solidez da empresa.

Novo logótipo

Armazém José Albano Paranhos

Fachada renovada do armazém José Albano

2023 uma nova fase da empresa

Ano de modificações profundas com o encerramento da loja centenária situada no centro da vila e sua deslocalização para novas instalações anexas ao armazém já existente.

A ambicionada centralização geográfica e melhoria das instalações, foi finalmente concretizada.

Desde o século passado, influenciando várias gerações da família fundadora e dos clientes, a empresa José Albano veio para ficar. Nós acreditamos nisso.